Escola de Gemologia José Bonifácio de Andrada e Silva

Faça uma pesquisa


A Escola

Comunicado Importante

Documentos Falsificados

 

O IBGM identificou no mercado algumas falsificações dos documentos emitidos pelo Laboratório Gemológico Dr. Rui Ribeiro Franco, bem como o uso indevido e não autorizado das logomarcas do Instituto.

Foram constatadas diferenças marcantes nos documentos falsos, tais como:

  • Assinatura falsificada da gemóloga responsável;
  • Chancela incorreta do Laboratório Gemológico;
  • Modelos de documentos antigos, não mais usados pelo laboratório do IBGM desde janeiro de 2017;
  • Descrição da gema com informações incorretas.

Em relação aos documentos com uso indevido e não autorizado das logomarcas do IBGM, ainda observam-se:

  • Avaliação Comercial’ anexa ao Parecer Gemológico, cabendo ressaltar que o Laboratório Gemológico Dr. Rui Ribeiro Franco não emite e nunca emitiu nenhum documento titulado ‘Avaliação Comercial’. 
  • Assinaturas de pessoas que nunca foram colaboradoras do IBGM, tampouco da Rede de Laboratórios.
  • Chancela do Laboratório Gemológico não confere;
  • A descrição da pedra no documento apresenta informações incorretas.

Infelizmente, nossa equipe não teve acesso ao documento físico (só as imagens), de forma que não foi possível avaliar o tipo de papel e/ou laminação utilizados.

Para consultar o conteúdo dos documentos originais emitidos pelo Laboratório Gemológico Dr. Rui Ribeiro Franco clicar aqui:

https://www.gemologiaibgm.com.br/laboratorio/pesquisar-documento/

 

Aproveitamos para comunicar também que o IBGM está tomando as medidas judiciais cabíveis com o objetivo de coibir este tipo de conduta e punir os responsáveis por tais golpes. Portanto, se você desconfiar da veracidade de algum documento, por favor, entre em contato conosco.

 

Inaugurada em nossa sede no dia 07 de julho de 2004, a Escola de Gemologia homenageia o Pai da Mineralogia no Brasil e Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva.

Oferecendo uma programação de cursos práticos e teóricos a escola é uma iniciativa pioneira do setor joalheiro. Nossa Escola tem capacidade para atender dez alunos para os cursos práticos e trinta para os cursos teóricos e conta com corpo docente de profissionais altamente qualificados de reconhecimento no setor joalheiro.

Com grande importância educacional, a Escola fortalece a base técnica do setor, impondo grande impacto no aprimoramento das transações comerciais dentro do segmento de jóias e gemas.

Equipe:

Coordenadora: Gracia Baião
Instrutores: Gracia Baião, Daniel Berringer e Ana Eloísa Piazza
Assistentes administrativas: Thais Cristina e Thalia Borges
Contato: escola@ibgm.com.br