Alguns tratamentos aplicados nas gemas
Alguns tratamentos aplicados nas gemas
Tratamento – é o processo que altera a aparência e/ou a durabilidade de uma gema, utilizando-se de diversos meios artificiais que não a lapidação e o polimento. As gemas são tratadas antes e/ou depois da lapidação por vários processos com o objetivo de mudar a sua aparência, melhorando ou modificando a sua cor e/ou pureza.
Categorias de tratamentos:
– os que requerem apenas informação genérica;
– os que necessitam de informação específica.
Tratamentos que requerem apenas informação genérica:
— preenchimento com óleos e ceras;
— enceramento;
— aquecimento;
— clareamento.
Tratamentos que necessitam de informação específica:
— irradiação;
— difusão;
— tingimento;
— preenchimento com vidro, plástico e resina;
— impregnação;
— revestimento;
— alta pressão e alta temperatura (HPHT);
— perfuração a laser.
aquecimento – tratamento por processo térmico com a finalidade de alterar a cor e/ou a pureza.
clareamento – remoção ou desbotamento da cor por meio de luz ou outros agentes físicos e/ou químicos.
difusão – tratamento termoquímico que consiste na aplicação de alta temperatura e produtos químicos para introduzir artificialmente elementos causadores de cor ou de fenômenos ópticos na gema. Algumas gemas apresentam o tratamento apenas na superfície.
enceramento – consiste na aplicação de cera incolor e/ou produtos semelhantes (óleo, plásticos, substância orgânico ou polímero) na superfície da gema para dar maior durabilidade e melhorar a aparência.
impregnação – consiste no preenchimento parcial ou total de poros para produzir melhor aparência na gema.
irradiação artificial – consiste na exposição de gemas a qualquer forma de radiação controlada completa ou parcialmente pelo homem.
preenchimento com vidro, plástico e resinas – consiste em inserir substâncias incolores, como vidro, plástico, resina ou similares, dentro de fissuras, fraturas ou cavidades que atingem a superfície, com o objetivo de melhorar a pureza, cor e/ou a resistência da gema.
preenchimento com óleos e ceras – consiste em inserir uma substância incolor dentro de fissuras, fraturas ou cavidades, como óleos e ceras, visando melhorar a pureza e a aparência da gema.
revestimento – consiste em recobrir a superfície da gema, parcial ou totalmente, com uma fina camada de substância, para proteção, coloração ou decoração.
tingimento – consiste em melhorar ou acrescentar cor a uma gema pela aplicação de tintura, corante ou pigmento.
alta pressão e alta temperatura (HPHT) – aquecimento em altas temperaturas sob altas pressões, usado para remover, diminuir ou alterar a cor dos diamantes.
perfuração a laser – usado exclusivamente em diamantes, este tratamento consiste no uso de um feixe estreito e focado de raio laser que abre um canal, partindo da superfície para alcançar inclusões escuras por onde é introduzido um produto químico para dissolver ou alterar a aparência da inclusão.