Homologação dos Diamantes Padrão
A Importância da Homologação
do Conjunto de Diamantes Padrão
O Laboratório Gemológico de São Paulo é o único da América Latina a possuir um conjunto de Diamantes Padrão. O reconhecimento aconteceu durante a 42ª FENINJER, em fevereiro de 2006, quando técnicos do GIA – Gemological Institute of America – examinaram os diamantes “candidatos” do IBGM-SP e homologaram o conjunto padrão na faixa de 0,70 ct.
A Coordenadora da Rede IBGM de Laboratórios Gemológicos, Jane Gama, explica um pouco mais sobre a importância e o trabalho desenvolvido a partir das peças Padrão:
1 – Quantos diamantes compõem o conjunto de Diamantes Padrão? O conjunto está completo ou existe a possibilidade de adquirir outros?
Jane: O nosso conjunto de diamantes padrão, homologado pelo GIA, é composto de oito diamantes, são eles E, F, G, H, I, J, K e L. Temos o diamante Z que ainda não foi homologado e estamos aguardando a chegada de um diamante M e outro N até o final deste mês. Entre a cor N e a Z existem outras 11 cores, entretanto, elas não são necessárias para nosso laboratório tendo em vista que não há demanda para certificação dessas cores.
2 – Antes da homologação como o IBGM realizava os trabalhos de avaliação?
Jane: Há alguns anos o nosso conjunto de diamantes padrão foi comparado com o da CIBJO (Confederação Internacional do Setor Joalheiro) e aprovado pela instituição, na época em que a Rede IBGM Laboratórios Gemológicos foi registrada pela CIBJO. Entretanto, a homologação feita pelo GIA veio a comprovar a precisão de nosso conjunto de diamantes padrão.
3 – A partir da homologação que tipo de serviços o IBGM poderá prestar e para quem?
Jane: Com a homologação poderemos prestar o serviço de comparação de diamantes candidatos para formar conjunto de diamante padrão para comerciantes e gemólogos. E, naturalmente, continuaremos a prestar os mesmos serviços e com a mesma qualidade que antes, entretanto, com a garantia de padrão GIA de cor. A Rede IBGM de Laboratórios Gemológicos emite: Certificado de Diamante, Certificado de Identificação de gema corada, Parecer Gemológico de jóia, gema corada ou diamante, Laudo de Avaliação para embasamento de seguros ou inquérito policial, além de prestarmos consultoria verbal em avaliação de diamante, gema corada e jóia. Temos como clientes tanto os integrantes do setor joalheiro (atacadistas, designers, fabricantes, autônomos e varejistas) quanto o consumidor final.
4 – Por ser a única instituição da América Latina a possuir o conjunto Padrão, outros países poderão contatar o IBGM para avaliação das pedras?
Jane: Não fazemos distinção entre clientes nacionais e estrangeiros, todos os clientes são bem vindos. Inclusive os documentos da Rede IBGM de Laboratórios Gemológicos são bilíngües em português e inglês.
5 – Existe algum equipamento que auxilia na classificação da cor ou o trabalho é feito apenas através da comparação?
Jane: A classificação da cor de um diamante é feita por comparação com diamantes padrão sob luminária especial com iluminação diurna (luz branca) por profissional experiente com visão saudável e descansada.
6 – Existe a possibilidade de erro ao classificar uma pedra a partir de um conjunto Padrão?
Jane: A classificação tanto de cor quanto de pureza é a opinião do profissional que assina o documento, portanto, opiniões podem divergir. O importante é a seriedade, consistência e a idoneidade do Laboratório e de seus técnicos.
7 – A avaliação se dá apenas no quesito “cor”?
Jane: A avaliação de um diamante não é só determinada pela classificação da sua cor, mas também pelo seu peso, lapidação e pureza.